terça-feira, 4 de maio de 2010

comidas japonesas






Existem várias opiniões do que é fundamental à culinária japonesa. Muitos pensam no sushi ou nas refeições formais elegantemente estilizadas kaiseki que são originárias como parte da cerimônia do chá japonesa. Muitos japoneses pensam na comida do dia-a-dia, em especial nas existentes desde antes do final do Período Meiji (1868 - 1912), ou desde antes da Segunda Guerra Mundial.
Temperos japoneses
Em geral, considera-se que não é possível preparar autêntica comida japonesa sem shōyu (
molho de soja), miso e dashi.
Shō-yu (
molho de soja), dashi, mirin, açúcar, Vinagre de arroz, miso, sake.
Kombu, katsuobushi, niboshi.
Negi (
cebolinha), cebolas, alho, nira (alho poró br.),(alho-porro ou alho françês pt.) rakkyo (um tipo de chalota)
Gergelim ou sésamo em sementes, óleo ou sal, gomashio, furikake.
Wasabi (e uma imitação do wasabi horseradish), mostarda, pimenta vermelha, gengibre, folhas de shiso, sansho, e raspas de limão.

2 comentários:

  1. Não gosto muito de comida japonesa. Tudo tem gosto de molho de soja, uma vez que os usam generosamente. Se voce vai comer um sushi, que é o peixe cru, ele tem que ser temperado com o molho. Se é algum alimento grelhado ele vem regado com shoyu. O saquê ( a "pinga" deles) também é feito de soja.
    É costume comerem doce de feijão (já imaginaram?) e o arroz é uma papa, pois, se for soltinho como o nosso, não dá para comer com os pauzinhos.
    Atualmente, todos gostam de comida japonesa e na cidade de São Paulo tem muitos restaurantes que servem este tipo de comida.

    ResponderExcluir